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Errar humano ou errar corporativo

Nem me atrevo em perguntar a um funcionário, em sua opinião, quais são os maiores erros que um RH pode cometer, pois seria como “chover no molhado”. Já ouvi muitas reclamações sobre a atuação do RH, que infelizmente é uma das vidraças da empresa. E para nos ajudar nessa tarefa, a edição n° 121 da Revista Profissionais & Negócios referente ao mês de julho desse ano trouxe uma lista bombástica sobre os maiores erros do RH. Baixem a guarda meus caros gestores e tentem receber as informações como um feedback. O texto abaixo é a reprodução na íntegra somente dos 10 maiores erros apresentados referente o artigo “O lado negro da Força”, do consultor Bernardo Leite Moreira. São eles: 1- Adotar programas de treinamento e desenvolvimento sem qualquer levantamento prévio das necessidades da equipe; 2- Em qualidade de vida, dar atenção aos grandes projetos, que envolvem muitas pessoas, e esquecer dos detalhes, do dia-dia corporativo; 3- Transmitir informações de grande importância para o públi

A vassoura não varre com antes?

Esse título que é parte de fatos me fez lembrar uma empresa em que trabalhei, onde ouvi de várias pessoas a expressão “a vassoura quando é nova varre de tudo”. Seu significado é bastante simples, ou seja, um funcionário quando começa a trabalhar em uma empresa, no início faz todo trabalho que lhe é pedido e não precisa nem pedir. Chega sempre no horário, é um dos últimos a deixar o setor, e assim por diante. Não que seja uma regra, mas é muito comum esse tipo de comportamento em grande parte das pessoas que estão iniciando em uma nova empresa. O que há de errado nisso? Minha resposta é que não há nada de errado nisso, ou nesse tipo de comportamento. Várias questões estão envolvidas nesse processo, entre elas a condição do desejo em consolidar-se na empresa. Talvez o que pese é a tal da primeira impressão. O problema é que nem todos mantêm esse comportamento. Depois de algum tempo já adaptado à empresa, passado o temível período de experiência, e tudo mais, o funcionário deixa de ser tã

Apenas um exemplo

É bem provável que você já tenha ouvido dizer que os funcionários se espelham em seus “chefes”. Incrível, mas é isso que normalmente acontece nas empresas. Partindo do princípio de que as pessoas buscam uma posição melhor dentro da empresa, dessa forma se alguém está tendo sucesso e esse alguém na escala hierárquica é superior a você a possibilidade de servir como exemplo ou espelho é muito grande. Mas nem tudo se resumisse em bons exemplos. Por outro lado há o lado negro da história. Existem pessoas que valorizam mais o lado ruim. Obviamente que é bastante relativo se falar no que é bom ou ruim. Porém, se o seu superior é um exemplo não tão bom aos olhos da maioria das pessoas, dos donos da empresa principalmente, tenha cuidado, pode não ser um bom exemplo a seguir. Um dos problemas que expressam muito bem essa questão está ligado aos comportamentos dos superiores quando envolve questões relacionadas a prevenção de acidentes. Onde você trabalha o pessoal do escalão mais alto faz uso d

Competição versus produção

Um dos artigos da revista Profissionais & Negócios - edição 123 me chamou a atenção. Trata-se da competitividade entre os funcionários dentro da empresa. O subtítulo diz: Há empresas que apostam no acirramento da competição entre trabalhadores. Dá certo? É indiscutível que em uma empresa exista algum tipo de competição entre seus funcionários. Até acredito que essa competição seja necessária e importante no que tange ao crescimento profissional e pessoal do funcionário. Afinal de contas, é normal que as pessoas queiram um cargo melhor, depois um salário melhor, uma posição de mais responsabilidade etc. O que precisamos estar atentos é o quanto essa competição é saudável. Saudável no verdadeiro sentido da palavra, ou seja, que seja boa para a saúde do funcionário. A competição contribui para o aumento da produção? A competição motiva? Eu diria sim às duas perguntas, porém, depende. Sob quais cuidados estão os funcionários, estão sendo liderados e geridos por que tipo de pessoas e pr

ZONA DE CONFORTO

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Antes mesmo de conhecê-la você precisa saber como poderá entrar na zona de conforto.  Algumas pessoas certamente a conhecem muito bem, outras nunca ouviram falar sobre o assunto. É muito comum ouvirmos sobre esse “momento”, por exemplo, quando alguém é demitido após vários anos de empresa, ou quando um relacionamento termina depois de ter durado vários anos. Referem-se ao ocorrido dizendo que fulano saiu da zona de conforto.  Arriscaria dizer que zona de conforto e crise estão próximas uma da outra.  Exemplo: um funcionário que trabalhou em determinada empresa por 20 anos, sendo esse seu segundo trabalho.  Conseguiu duas boas promoções, construiu sua casa, se casou, vieram os filhos. Sua vida estava boa até que recebeu a notícia, está demitido.  E agora, para sua área de atuação não tem a mínima ideia de como buscar novo trabalho, nem sabe por onde começar.  Então vamos entender um pouco sobre a zona de conforto: Acostumar-se com certa rotina, conformar-se a um determina

Quem provocou a crise?

Recentemente recebi um desafio de uma grande amiga que tem acompanhado de perto meus textos. Jamais consideraria um desafio, mas sim um momento para reflexão que estendo a todos. Agradecimento especial a ela e a todos que acompanham o blog. Trata-se que uma questão que faz parte da vida de muitas pessoas, que também passa pelas empresas, pelos casais, negócios e assim por diante. Refiro-me a crise. Como sempre o apoio de um dicionário é extremamente importante para entendermos o conceito. Crise: Período difícil na vida de uma pessoa ou de uma sociedade de cuja solução depende a volta a um estado normal. Falta de alguma coisa em vasta escala. A colocação da amiga surge em função da crise americana de tal forma que assusta a todos, inclusive a nós brasileiros. Algumas considerações foram feitas a respeito ( veja link: http://dinheirama.com/blog/2008/04/22/crises-sempre-sao-oportunidades ) onde o especialista em finanças Marcio Eugênio faz colocações importantes e reais. Voltamos a palavr

Os críticos e suas observações filosóficas

Vejamos algumas curiosidades: Crítico - Diz-se daquele que tende a observar apenas os defeitos. Difícil, penoso. Perigoso. Decisivo. Pessoa que pratica a crítica. Maldizente. Criticar - Examinar como crítico, notando a perfeição ou os defeitos de (obra literária ou artística). Dizer mal de; censurar. Crítica - Arte de julgar as obras literárias ou artísticas. Conjunto dos críticos. Exame minucioso. Julgamento hostil. Você é crítico, costuma criticar, pratica a crítica? Você está sendo criticado? Como você está recebendo as críticas? Como diria o velho e conhecido ditado popular, quem nunca foi criticado ou criticou alguém que atire a primeira pedra. Na empresa onde trabalhamos ou mesmo fora dela, sofremos e praticamos essa ação, o que é óbvio. Uma coisa é simplesmente ser criticado e virar as costas, outra é ser criticado e não saber lidar com essa situação. Dentre as mais diversas situações que podem causar sofrimento ao trabalhador o fato de ser criticado é uma delas e considerave