Postagens

GOSTAR OU NÃO, TUDO DEPENDE.

Imagem
Este verbo pode expressar os mais belos sentimentos entre as pessoas, que pode até mesmo ir além chegando aos muros das organizações. Se você ainda não expressou esse sentimento, certamente já ouviu alguém dizer que gosta demais de trabalhar em determinada empresa. Isso é muito comum. Mas, como a ação deste verbo é bastante relativa, assim como gostar de alguém, ou gostar de algo, tudo depende, e com relação à empresa onde trabalha ou onde trabalhou, também é assim. Na realidade o gostar está relacionado às pessoas, aos comportamentos destas que são emitidos cotidianamente e dos quais partilhamos. Mas, é claro, alguns comportamentos sem dúvida alguma agradam mais do que outros e entre outros determinantes é isso que determina o porque gostamos mais de uma pessoa e não tanto de outra. No convívio corporativo obviamente que nosso contato com os demais colegas se estende por toda a empresa, mesmo que seja simplesmente desejar um bom dia diariamente, essa atitude nos faz ter

MUDANÇA DE GESTÃO

Imagem
Quem não tem ou teve problemas com gestão que atire a primeira pedra.  O ato de gerir ganha cada vez mais adeptos e aventureiros, e isso pode ser um problema. Primeiro precisamos nos lembrar de que gerir ou gestão está relacionado diretamente com pessoas. E, quando nos referimos a formas de gerir ou mudança de gestão, o problema ganha nova dimensão. Ocorre que a mudança de gestão traz desconfortos para todos. A incerteza é a primeira preocupação dos funcionários, independente da posição. Neste processo de mudança os mais afetados são aqueles funcionários que estão no nível operacional e técnico, que é justamente onde está concentrada a grande maioria. Costumeiramente quem chega traz novidades, e quem sai leva novidades para outra empresa. Dificilmente alguém assume uma posição como a de gerente, por exemplo, e não traz pessoas de sua antiga equipe. E, não pára por aí. Procedimentos outrora adotados também fazem parte das novidades. Essa dinâmica está muito longe

VÍCIOS OU MAUS HÁBITOS?

Imagem
As pessoas tem seus vícios, aliás, acredito que todas as pessoas no mundo tem algum tipo de vício ou mau hábito. A palavra vício possui alguns significados, dentre eles o mais apropriado para esse artigo é seria o costume condenável ou censurável (dicionário). E não poderia ser diferente, essas mesmas pessoas são funcionários, possuem seus empregos, ou estão a procura. Quero dizer então que baseado no significado acima citado, e que é muito empregado no mundo organizacional, é preciso destinar muita atenção, pois está ligado diretamente ao comportamento dos funcionários. Quando se fala em comportamento de funcionários o tema mereceria um livro exclusivo com esse conteúdo. Veja artigo sobre comportamento acessando - http://muchiotti.blogspot.com/2009/07/comportamento.html . O grande problema consiste nos malefícios dos maus hábitos, ou vícios, e independente de todos os significados é possível encontrarmos com muita facilidade bons vícios como se diz, os quai

OS RISCOS NO TRABALHO

Imagem
Observando o título deste artigo podemos logo pensar em estabilidade de emprego, afinal, hoje em dia é muito difícil acreditar que as pessoas terão aquele emprego por muitos anos. A realidade mostra que não é assim, e sair de uma empresa para trabalhar em outra se tornou muito comum. Com este título estou me referindo a condições seguras de trabalho. Quando alguém é contratado para trabalhar em alguma empresa muitas particularidades do novo trabalho só terá acesso quando de fato estiver atuando. Você pode estar se perguntando porque as empresas não informam o novo funcionário sobre essas questões, pois saiba, teoria e prática são bem diferentes. As empresas até informam, porém, como se trata de algumas particularidades, acabam ficando para traz. O importante é saber, ou pelo menos tentar, como você desempenhará suas novas funções. Todo trabalhador deveria saber que ele tem direitos de trabalhar com segurança, isso quer dizer, direito de voltar para sua casa sem um arr

VENDER E REPRESENTAR

Imagem
O telefone toca e você corre para atender, ou simplesmente atender ao celular. Com uma voz suave, você é cumprimentado com tamanha educação que é de impressionar. Antes de qualquer coisa diz que você é um cliente especial, que foi escolhido devido o excelente relacionamento. Após tantos elogios e tentativas de agradá-lo, acabam lhe oferecendo um produto, plano, ou algo relacionado.  A reação normal de quem não está precisando do que está sendo oferecido é recusar, e o atendente/vendedor tem a missão de fazer você comprar, mesmo depois de um não, obrigado. Depois de longos minutos de pura insistência, você, de fato, diz que não quer mesmo e, só lembrando que até esse momento você é especial, escolhido, e tudo mais. Ao recusar depois de tanta insistência daquela pessoa com a voz suave, que agora, depois de você falar não, simplesmente diz grosseiramente boa noite e desliga o telefone, e você fica pensando o que houve. Esse conteúdo todo é para ilustrar o que esses

UM BOM CURRÍCULO NÃO BASTA

Imagem
Se você tem um bom currículo, parabéns, mas saiba que essa prática não é muito comum. Muitas pessoas nunca elaboraram um currículo e um detalhe valioso, não basta apenas ter um bom currículo e preciso atualizá-lo periodicamente. É muito comum os recrutadores receberem um currículo desatualizado, muito mais do que possa imaginar. Se com um bom currículo mesmo assim é difícil conseguir a tão sonhada vaga, imagine um currículo desatualizado mau feito. Meu caro, se você acha que seu currículo é tudo, você está redondamente enganado. Já presenciei diversos momentos em que o currículo estava impecável, mas na hora da entrevista, a grande decepção. Um caso muito interessante de uma candidata com boa experiência na área administrativa, boa formação, boa aparência, mas quando pedi para contar um pouco sobre sua trajetória profissional fiquei assustado. Fiquei até me perguntando como havia se mantido nos empregos anteriores por tanto tempo. Tinha muita dif

TRABALHO E RELIGIÃO

Imagem
Dizem que não se discute religião, esporte e política.  O motivo não poderia ser outro, senão, os desentendimentos que esta discussão pode provocar, principalmente a religião.  Cada pessoa tem sua religião, seu time e seu partido político, pelo menos a maioria, de modo que cada qual valoriza um ou outro mais ou menos e, por esse e outros motivos quando algum desses assuntos está em pauta a discussão surge e pode esquentar o clima. No trabalho não são somente esses assuntos que esquentam uma discussão. Há vários outros que despertam o interesse dos funcionários, entre eles: o grampeador de tomaram emprestado e simplesmente desapareceu e, ninguém sabe por onde anda; aquele copinho de café deixado sobre sua mesa e mais uma vez ninguém sequer desconfia quem o deixou; quando alguém troca sua cadeira enganadamente; aquele funcionário que nunca coloca folhas na impressora etc. E como são comuns as discussões no trabalho, alguém só precisa iniciar e pronto, o circo está montado.