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VOCÊ TEM CRÉDITO COM SUA EQUIPE?

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Essa é uma pergunta que muitas pessoas já se fizeram, e quase total certeza que não obtiveram a resposta esperada. Não é nada simples descobrir como anda seu crédito junto a sua equipe. Se você ocupa uma posição de líder, encarregado, supervisor etc, será ainda mais difícil obter essa reposta, pois dependerá de uma série de variáveis. Se você está na mesma hierarquia dos colegas e não ocupa nenhum dos cargos citados acima, talvez consiga alguma resposta. Ter ou não crédito implica necessariamente na maneira como você está sendo visto. Por exemplo: pergunte-se o que seus subordinados acham de você, ou o que acham dos seus comportamentos e atitudes. Se não tiver nenhuma resposta pronta, fique atento. Caso contrário, pode ser que alguém tenha sinalizado algo a você, como: gostamos muito quando você reuni o pessoal para falar dos negócios. Este exemplo é uma indicação de que suas ações despertam algum sentimento em sua equipe. Quando dizem que gostam é sinal de que há crédito. Muito

FUNCIONÁRIOS CONTAMINADOS

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“Contamine seus funcionários”  Que ideia mais estranha, alguém pode estar pensando. Se pensarmos na definição desta palavra tudo pode mudar. Então veja o conceito pelo lado bom, contaminar é contagiar (dicionário). Estou curioso em saber, você está contaminando seus subordinados e colegas de trabalho, se está, de que forma? Está permitindo que sejam influenciados pelo quê? James Hunter em seu livro Como se tornar um líder servidor faz comentários importantes sobre isso: 1) Quando nos sacrificamos e servimos os outros, estamos desenvolvendo autoridade e, em conseqüência, influência. 2) Lembre-se que não podemos mudar ninguém, e sim influenciar suas futuras escolhas. Estas e tantas outras sábias idéias estão disponíveis em um dos seus livros. Veja um resumo em http://muchiotti.blogspot.com/2008/06/como-se-tornar-um-lder-servidor.html . Ocorre que na maioria das vezes os funcionários são contaminados por assuntos negativos tamanha é a falta de percepção dos líderes, ou mesmo dos ”ch

GOSTAR OU NÃO, TUDO DEPENDE.

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Este verbo pode expressar os mais belos sentimentos entre as pessoas, que pode até mesmo ir além chegando aos muros das organizações. Se você ainda não expressou esse sentimento, certamente já ouviu alguém dizer que gosta demais de trabalhar em determinada empresa. Isso é muito comum. Mas, como a ação deste verbo é bastante relativa, assim como gostar de alguém, ou gostar de algo, tudo depende, e com relação à empresa onde trabalha ou onde trabalhou, também é assim. Na realidade o gostar está relacionado às pessoas, aos comportamentos destas que são emitidos cotidianamente e dos quais partilhamos. Mas, é claro, alguns comportamentos sem dúvida alguma agradam mais do que outros e entre outros determinantes é isso que determina o porque gostamos mais de uma pessoa e não tanto de outra. No convívio corporativo obviamente que nosso contato com os demais colegas se estende por toda a empresa, mesmo que seja simplesmente desejar um bom dia diariamente, essa atitude nos faz ter

MUDANÇA DE GESTÃO

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Quem não tem ou teve problemas com gestão que atire a primeira pedra.  O ato de gerir ganha cada vez mais adeptos e aventureiros, e isso pode ser um problema. Primeiro precisamos nos lembrar de que gerir ou gestão está relacionado diretamente com pessoas. E, quando nos referimos a formas de gerir ou mudança de gestão, o problema ganha nova dimensão. Ocorre que a mudança de gestão traz desconfortos para todos. A incerteza é a primeira preocupação dos funcionários, independente da posição. Neste processo de mudança os mais afetados são aqueles funcionários que estão no nível operacional e técnico, que é justamente onde está concentrada a grande maioria. Costumeiramente quem chega traz novidades, e quem sai leva novidades para outra empresa. Dificilmente alguém assume uma posição como a de gerente, por exemplo, e não traz pessoas de sua antiga equipe. E, não pára por aí. Procedimentos outrora adotados também fazem parte das novidades. Essa dinâmica está muito longe

VÍCIOS OU MAUS HÁBITOS?

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As pessoas tem seus vícios, aliás, acredito que todas as pessoas no mundo tem algum tipo de vício ou mau hábito. A palavra vício possui alguns significados, dentre eles o mais apropriado para esse artigo é seria o costume condenável ou censurável (dicionário). E não poderia ser diferente, essas mesmas pessoas são funcionários, possuem seus empregos, ou estão a procura. Quero dizer então que baseado no significado acima citado, e que é muito empregado no mundo organizacional, é preciso destinar muita atenção, pois está ligado diretamente ao comportamento dos funcionários. Quando se fala em comportamento de funcionários o tema mereceria um livro exclusivo com esse conteúdo. Veja artigo sobre comportamento acessando - http://muchiotti.blogspot.com/2009/07/comportamento.html . O grande problema consiste nos malefícios dos maus hábitos, ou vícios, e independente de todos os significados é possível encontrarmos com muita facilidade bons vícios como se diz, os quai

OS RISCOS NO TRABALHO

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Observando o título deste artigo podemos logo pensar em estabilidade de emprego, afinal, hoje em dia é muito difícil acreditar que as pessoas terão aquele emprego por muitos anos. A realidade mostra que não é assim, e sair de uma empresa para trabalhar em outra se tornou muito comum. Com este título estou me referindo a condições seguras de trabalho. Quando alguém é contratado para trabalhar em alguma empresa muitas particularidades do novo trabalho só terá acesso quando de fato estiver atuando. Você pode estar se perguntando porque as empresas não informam o novo funcionário sobre essas questões, pois saiba, teoria e prática são bem diferentes. As empresas até informam, porém, como se trata de algumas particularidades, acabam ficando para traz. O importante é saber, ou pelo menos tentar, como você desempenhará suas novas funções. Todo trabalhador deveria saber que ele tem direitos de trabalhar com segurança, isso quer dizer, direito de voltar para sua casa sem um arr

VENDER E REPRESENTAR

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O telefone toca e você corre para atender, ou simplesmente atender ao celular. Com uma voz suave, você é cumprimentado com tamanha educação que é de impressionar. Antes de qualquer coisa diz que você é um cliente especial, que foi escolhido devido o excelente relacionamento. Após tantos elogios e tentativas de agradá-lo, acabam lhe oferecendo um produto, plano, ou algo relacionado.  A reação normal de quem não está precisando do que está sendo oferecido é recusar, e o atendente/vendedor tem a missão de fazer você comprar, mesmo depois de um não, obrigado. Depois de longos minutos de pura insistência, você, de fato, diz que não quer mesmo e, só lembrando que até esse momento você é especial, escolhido, e tudo mais. Ao recusar depois de tanta insistência daquela pessoa com a voz suave, que agora, depois de você falar não, simplesmente diz grosseiramente boa noite e desliga o telefone, e você fica pensando o que houve. Esse conteúdo todo é para ilustrar o que esses