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POR QUE ATUALIZAR O CURRÍCULO PERIODICAMENTE?

Por que atualizar o currículo periodicamente?  Esta é uma questão muito simples e fácil de responder embora a grande maioria das pessoas não se preocupa com isso.  Por incrível que pareça os currículos, sejam eles os entregues em mãos ou mesmo os que são cadastrados via internet, estão na sua grande maioria desatualizados. Você pode até me perguntar, qual problema? Eu diria que existem vários problemas, e o principal é o recrutador olhar para o seu currículo e de repente nele consta que você ainda está trabalhando, porém na realidade recentemente você foi demitido e está à procura de emprego.  No seu currículo não terá essa informação porque ele não está atualizado e você perdeu uma oportunidade. Uma outra questão é a empresa estar recrutando candidatos que tenham concluído o ensino superior, e no currículo que você entregou ainda consta que o seu curso está em andamento. O que acontece na realidade é que os anunciantes de vagas colocam pré-requisitos nos anúncios e est

O PROCESSO DE COACHING NA VIDA PROFISSIONAL

Os benefícios do processo de coaching na vida profissional. Este processo  tem se mostrado muito eficaz para as pessoas que realmente desejam provocar mudanças na sua vida. É um excelente processo que permite ao coachee (cliente), experimentar o planejamento, autoconhecimento, e transformação sendo essas palavras que marcam o coaching de forma positiva. Muito provavelmente você chegará em determinado momento de sua vida e sentirá vontade e ou desejo de mudar algo na sua vida profissional. Isso significa que você está prestes a experimentar um processo de transição que inclusive e pode ser sim no seu trabalho, por exemplo, por alguma insatisfação talvez. O cenário nas empresas atualmente é o surgimento de muitas pessoas que começam a empreender, e até mesmo deixar a rotina para seguir como autônomo, por exemplo. Para uma mudança como essa, realizar tudo sozinho é um grande risco, é preciso então buscar o autoconhecimento e um bom planejamento para que essa mudança oco

MUDANÇAS, TEMPO DE CRISE E CARREIRA

Por Marcelo Bispo Leandro Mudança é inevitável em qualquer empresa. Abrace esta onda, pois, é o momento que você pode fazer a diferença. Mudança! Essa é a palavra de ordem atualmente nas empresas, seja na hora da crise, na hora de alavancar os negócios, seja na entrada de um novo gerente, diretor ou alguém de influência que fez um MBA e chegou com boas ideias na cabeça. Mudança é a regra e não a exceção. A pesquisa “Adapt to Survive” (Adaptar para Sobreviver), feita pela PricewaterhouseCoopers - PwC em 2014, sob encomenda do LinkedIn, mostra que o Brasil está em nono lugar no ranking de adaptabilidade entre 11 países. Ora, este índice pode ter melhorado, mas mostra como nós brasileiros não nos adaptamos tão bem assim com as mudanças. Um dia destes um CEO solicitou colocar a seguinte mensagem em todas as unidades da Cia: “A Frase mais perigosa: Sempre fiz assim...”, o que quis dizer? Minha conclusão é que ele estava alertando aos resistentes à mudança, que

OS DESAFIOS NO TRABALHO

Desafios no trabalho, como você lida com isso? Acredito que não dúvidas sobre os desafios diários de qualquer pessoa. Isso é o que muitos já sabem, mas na realidade a vida é feita de um conjunto muito mais amplo, e os desafios estão neste pacote. Um simples contratempo com o chefe e logo o funcionário diz que está na hora de buscar por novos desafios. Recentemente um colega disse-me que estava indo em busca de novos desafios. Fiquei olhando como quem não estava entendendo muito bem do que se tratava, e logo percebi que ele acabara de se desligar da empresa, onde trabalhou por alguns anos. Entendi a mensagem e imediatamente fiz um apanhado na memória, e fiquei impressionado com que frequência essa expressão é usada. Neste caso especificamente existem dois lados, o da empresa e o do funcionário. Engraçado, pois quando a empresa demite um funcionário e é parte de sua política informar aos demais sobre a saída do colega, ela simplesmente diz que o funcionário encerrou seu

ESTÁ COM DIFICULDADE EM ENCONTRAR UM COACH?

Coachs pelo Brasil. Atualmente existem muitos coach em atuação no Brasil, porém, encontrar um para lhe auxiliar pode não ser tão simples assim.  O coaching (processo) tem permitido que muitas pessoas consigam atingir seus objetivos e metas, não tem mágica, o que existe no coaching é uma parceria de sucesso entre o Coach e o Coachee.  Nesta parceria há dedicação de ambas a partes para que o Coachee atinja o estágio desejado. Se ficou curioso(a), conheça mais sobre meu trabalho. Quer saber mais sobre o processo? Quer conhecer um Coach? Então acesse o link abaixo. www.vivacoach.com.br

O CONVÍVIO COM OS CRÍTICOS

Criticar e ser criticado, afff! Como sempre mantenho contato com alguns amigos, frequentemente temos a oportunidade de refletimos sobre o momento em que suas empresas e tantas outras estão vivendo. A questão se resume em funcionários que usam grande parte do seu tempo fazendo críticas. É praticamente impossível você não conhecer esse pessoal. Este comportamento incomoda tanto que acaba tornando o ambiente de trabalho em um caos. Em algum momento esse comportamento passará a ser automático de modo que as críticas vão sendo proferidas sem o sujeito ao menos perceber.              Para quem está proliferando a notícia, não há preocupação em fazer um policiamento deste comportamento e por esse motivo transforma-se num círculo vicioso que parece não ter fim. Uma segunda condição é que um determinado comportamento pode se transformar em hábito, que também é difícil controlar e até mesmo extingui-lo. Neste momento é necessário um parêntese, pois o pior em tudo isso é que

BEM VINDO AO BLOG

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O ABUSO PSICOLÓGICO NO AMBIENTE DE TRABALHO

O novo modelo empresarial do século 21 vem sendo baseado em trabalhadores saudáveis, que atuam em organizações sustentáveis. Já se fala em sustentabilidade empresarial no campo do trabalho. Sustentável, neste aspecto, é a empresa que se preocupa com a qualidade do ambiente de trabalho, propiciando condições favoráveis à manutenção da saúde física e mental de seus empregados. Contudo, algumas empresas brasileiras vêm andando na contramão. Segundo dados da Previdência Social,a síndrome do pânico afastou cerca de 20 mil pessoas do trabalho entre 2012 e 2017. O transtorno, geralmente desencadeado por estresse ou propensão genética, causa sintomas de ansiedade intensa, falta de ar e aceleração dos batimentos cardíacos.Atualmente, um dos principais fatores que influenciam o desenvolvimento da doença é um ambiente de trabalho permeado por cobranças intensas, exageradas e insuportáveis.  Por meio de formas de gestão obsoletas e indignas, e adotando uma visão completamente desfocada

LIDERAR COM EXCELÊNCIA

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SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE O COACHING

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O TROCA-TROCA DE GESTÃO

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Trocar de gestão tem suas vantagens e desvantagens. Você logo entenderá esse estranho título, que apesar de estranho, é comum no mundo das organizações. Esse é um daqueles casos onde falta algo. Pode ser que falte política, ou uma boa política, pode ser que faltem definições, caminhos, orientações entre outros, no sentido de ter um norteador para que o time tenha sucesso. Bem, em muitas organizações há um turnover exagerado comparando aos índices aceitáveis que são praticados na área de RH. Em algumas organizações e até mesmo quem desconheça o termo turnover sabe que ali as pessoas não param em determinados cargos, ou há um entra e sai muito frequente e isso é perceptível por qualquer pessoa. No período que contempla o “entra e sai”, acontecem muitas coisas interessantes no quesito gestão de times ou equipes, principalmente se fatores como empresa nova, ou em fase de criação da sua identidade estiverem presentes. Talvez a grande parcela de culpa seja da própri

LIDERANÇA AUTORITÁRIA

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LIDERANÇA LIBERAL

Este é um tipo de liderança onde as pessoas começam com atividades mais intensas no início dos trabalhos pela liberdade que tem, porém, com o passar do tempo, sem a necessidade de prestar contas, o grupo tende a oferecer baixa produtividade. Embora os liderados ou subordinados possam estar bem-intencionados, a falta do líder tende a gerar muitas discussões pela ausência de direção. Neste tipo, entende-se que os colaboradores já são maduros o suficiente, não necessitando de um acompanhamento constante. O gestor se ausenta com frequência, não fornecendo tantas orientações nem feedbacks a equipe.  Ele acredita que deixar o grupo a vontade, estimula a autonomia de seus membros. No entanto, a ausência do líder faz com que o grupo fique com poucas referências da qualidade do trabalho, e isso pode gerar queda no desempenho dos liderados. Como o passar do tempo, as tarefas acontecem ao acaso, variando muito e perdendo-se muito tempo com discussões mais voltadas para motivos p

LIDERANÇA AUTORITÁRIA

Existem diversos tipos de liderança, ou podemos até dizer que são diversas formas de atuação que um sujeito pode usar. Naturalmente somos inclinados a um ou outro tipo, por exemplo: autoritário. Este é um tipo de liderança que está presente em muitas pessoas que desempenham o papel de líder, porém, é muito questionado devido a forma “agressiva” que o autoritário desempenha, principalmente frente sua equipe. Este tipo de líder tem o hábito de mandar em tudo, tomando decisões com base no que acha que é certo independente da opinião dos outros. Ele também é conhecido como chefe. Começou a ficar mais fácil entender esse tipo, não é? Ao mesmo tempo que os que o cercam também o temam, difícil ele conseguir o respeito dos outros sendo mal falado por todos devido a esse perfil. Nas empresas mais modernas e que valorizam o ser humano, esse tipo de líder está acabando, ele está em desuso, pois não atende as necessidades dos seus liderados. www.vivacoach.com.br

CONSERTAR OU TROCAR?

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Cheguei a este tema depois de analisar algumas experiências que são frequentes no mundo do trabalho, simples por sinal. Como um grande fã e estudioso do tema liderança, resolvi fazer este questionamento elaborando essa simples pergunta: consertar ou trocar? Quando você precisa, por exemplo, resolver um problema em sua casa, claro que você deve tomar uma decisão, seja individual ou coletiva, com a esposa ou marido etc. Se for uma torneira que está com problemas, é muito simples, ou você conserta ou a substitui, ou ainda, contrata alguém para fazer isso. Mas, para que você tome uma ou outra ação das que citei acima, você precisa de algo, como talento, capacitação, e ainda, saber como fazer, ou seja, perícia. Muito simples, não é? E na empresa, como que você está se agindo? De repente você se vê fazendo a gestão de uma equipe, e por algum motivo tem um funcionário bem qualificado que está causando problemas. Eu lhe pergunto: consertar ou trocar? Posso afirmar q

A FORÇA DE UMA ESTRATÉGIA

Este é um termo bastante empregado, boa ou ruim, para o bem ou para o mal, enfim, a estratégia faz parte do nosso dia a dia. Nas guerras, utiliza-se uma estratégia, ou mais de uma, para vencer uma batalha, ou vencer a guerra. E você, como está usando estratégias? Pense um instante. As organizações usam muitas estratégias, em todos os níveis, seja para um novo negócio, uma fusão, aquisição de novos equipamentos, investimentos, empréstimos, enfim, para uma série de situações. No dia a dia os líderes precisam ser estratégicos para liderar suas equipes, e quando este é habilidoso, ele certamente fará uso de alguma estratégia. Para penalizar um funcionário também há estratégias, seja um simples puxão de orelha, ou até mesmo uma demissão. Quem pratica, define a estratégia que tem mais chances de vitória. Para defender-se, empresas e funcionários também usam estratégias, sejam elas boas ou ruins, e o que está em jogo são os interesses de cada um. E neste caso, no

NOVO RECURSO PARA OS LEITORES

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DÊ MAIS ATENÇÃO AOS SEUS LIDERADOS

Pode até parecer estranho esta colocação, mas todas as pessoas precisam de atenção. Você por exemplo, gosta de receber atenção de outras pessoas? Na loja, no trabalho, em casa, no grupo de amigos etc? Especificamente no trabalho, onde você dedica maior parte do seu tempo é o que mais interessa, essa atenção passa a ter um significado especial, que pode até ser confundido as vezes, mas que precisa ser praticado. Se você fizer um exercício e começar a observar a relação entre as pessoas no ambiente de trabalho, perceberá que há certa diferença entre um e outro, entre uma relação e outra, e isso ocorre por vários motivos, mas vamos nos atentar especificamente a essa variação. Por que seu líder dá mais atenção ao seu colega de trabalho do que a você? Certamente você já percebeu isso e apenas ficou em dúvida. E se fosse ao contrário, será que seu colega não ficaria incomodado com isso? A ideia não é criar polêmica sobre o tema, nem mesmo incentivá-lo a reclamar com seu líde

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GRATIDÃO A TODOS

"UM MEIO OU UMA DESCULPA

(Roberto Shinyashiki) Não conheço ninguém que conseguiu realizar seu sonho, sem sacrificar feriados e domingos pelo menos uma centena de vezes. Da mesma forma, se você quiser construir uma relação amiga com seus filhos, terá que se dedicar a isso, superar o cansaço, arrumar tempo para ficar com eles, deixar de lado o orgulho e o comodismo. Se quiser um casamento gratificante, terá que investir tempo, energia e sentimentos nesse objetivo. O sucesso é construído à noite! Durante o dia você faz o que todos fazem, mas, para obter um resultado diferente da maioria, você tem que ser especial. Se fizer igual a todo mundo, obterá os mesmos resultados. Não se compare à maioria, pois, infelizmente ela não é modelo de sucesso. Se você quiser atingir uma meta especial, terá que estudar no horário em que os outros estão tomando chope com batatas fritas. Terá que planejar, enquanto ou outros permanecem à frente da televisão. Terá que trabalhar enquanto os outros tomam sol à beira da